Esta semana, uma audiência pública será realizadas para tratar da implantação de uma nova usina de bioenergia em território sul-mato-grossense. A usina faz a ser instalada em Nova Andradina tem como investidor a distribuidora Alesat.
A audiência pública é aberta à população, já que serão apresentados os RIMAs (relatórios de impactos ambientais) da usina a ser implantada, de forma a cumprir a legislação nacional e a estadual, no que diz respeito ao licenciamento ambiental.
O RIMA tem como objetivo evitar danos ambientais com a instalação dos empreendimentos, quantificando e qualificando a biodiversidade das áreas escolhidas, apontando meios de minimizar os impactos ambientais negativos e discorrendo sobre os impactos positivos dos empreendimentos.
Em Nova Andradina, o grupo BBE Brasil Bioenergia S/A, visa construir uma fábrica de Biodiesel, na rodovia BR–376. A audiência acontece na próxima quarta-feira (12) às 19 horas, na Câmara Municipal de Nova Andradina.
A BBE Brasil Bioenergia S.A., unidade de Nova Andradina, produzirá 115.594m³/ano de biodiesel e 11.650t/ano de glicerina por meio do esmagamento de 500t/ano de soja, produzindo 400.000t/ano de farelo de soja. A partir do sexto ano do início de operação a usina passará a processar também o pinhão-manso, com capacidade de esmagamento de 270.000t/ano. Essa unidade utilizará também como matéria-prima para a produção do biodiesel 20.520t/ano de sebo bovino.
Cada unidade industrial gerará 140 empregos diretos e aproximadamente 3.000 indiretos, além de atuar com 20.000 agricultores familiares, já que pelo menos 10% da matéria-prima será adquirida desse setor. Além da geração de empregos, a usina vai dinamizar a economia do município e aumentar a sua arrecadação de tributos.
Fabio Pellegrini